quinta, 28 de março de 2024
28/mar/2024

Secretaria de Saúde lança o cadastro da Lista de espera para a vacinação contra a COVID19 com as doses remanescentes

terça, 06 de julho de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Praia Norte torna público o Cadastro da lista de espera para a Vacinação contra a Covid19 das doses remanescentes da campanha de vacinação. No município estão sendo aplicadas a Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan) e a vacina da AstraZeneca/Oxford.
A orientação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 é para não desprezar nenhuma dose viável de vacina. Para que isso não aconteça, as unidades de saúde manterão listas de espera com o cadastro de usuários elegíveis para receber as doses remanescentes.
A ação acontece quando algumas doses sobram após a abertura dos frascos nos postos que estão realizando a vacinação para grupos prioritários. Quando isso ocorre próximo ao término das atividades do serviço de saúde, as doses remanescentes devem ser ofertadas a outros públicos, para que nenhuma dose viável de vacina seja descartada. Esse processo será feito por meio de uma lista de espera com nome completo, telefone de contato e endereço das pessoas interessadas que se cadastraram na lista de espera.

Quem pode se cadastrar para receber as doses remanescentes?

Podem se cadastrar para receber uma dose remanescente da vacina:
  • Pessoas de 18 a 25 anos sem comorbidade, com residência em Praia Norte-TO.
O calendário de vacinação do município de Praia Norte segue avançando e outros grupos de pessoas já foram incluídos nos públicos prioritários para receber o imunizante, sem necessidade de fila de espera conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Como se cadastrar?

Quem integrar o grupo elegível para as doses remanescentes deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde e se candidatar à primeira dose. A Secretaria deve manter a lista de espera com os nomes de usuários, residentes no município de Praia Norte-TO, elegíveis em sua área de abrangência: pessoas de 18  a 25 anos sem comorbidade que comprove residência no município de Praia Norte-TO (necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço) com telefones para chamamento quando houver dose remanescente disponível para aplicação.

Onde fazer o Cadastro?

• O Cadastro poderá ser feito na Secretaria Municipal de Saúde de Praia Norte:
Com isso, a equipe de saúde colocará o nome do munícipe e o telefone de contato em uma lista de espera. A chamada para a aplicação das doses remanescentes serão por ordem de cadastramento, os primeiros a se cadastrarem serão os primeiros a serem chamados para receber a primeira dose.
Cada unidade terá sua própria lista de espera. Dessa forma, deverão ser cadastrados na Unidade de Saúde da área do seu Agente Comunitário de Saúde. Contudo, é importante lembrar que a pessoa deve comparecer ao local o quanto antes quando a equipe do posto de vacinação entrar em contato com a convocação para receber a primeira dose do imunizante.
Vale ressaltar que diariamente podem ou não sobrar doses em uma Unidade Básica de Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde também destaca que o processo de vacinação com as doses remanescentes é legítimo e seguro e que as datas de vacinação contra a Covid19 são publicadas conforme vamos recebendo novos lotes de doses do imunizante para determinados públicos alvos, conforme orientação do Ministério da Saúde.